Kassner homenageia Gerd Edgar Baumer com o Título de Cidadão Honorário de Jaraguá do Sul

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Na noite do dia 14 de novembro, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão solene para conferir títulos de Cidadão Honorário e Benemérito a destacados membros da comunidade jaraguaense. O Vereador Anderson Kassner homenageou com o título de Cidadão Honorário o Sr. Gerd Edgar Baumer, Contador e advogado, um dos protagonistas na história da WEG, desde 1973, estando lado dos fundadores em momentos decisivos da empresa. Foi diretor administrativo, vice-presidente do Grupo WEG e depois vice-presidente do Conselho de Administração, além de inúmeras contribuições na área da educação, saúde, cultural  e social de Jaraguá.

O título de Cidadão Honorário é conferido aos homenageados nascidos fora de Jaraguá do Sul e o de Cidadão Benemérito são para pessoas que nasceram no município. As duas honrarias são concedidas pelos vereadores a pessoas que praticaram atos de relevância em favor da população jaraguaense. Essas honrarias, além de reconhecerem contribuições notáveis, desempenham um papel crucial no fortalecimento dos laços sociais que unem a sociedade.

Sobre o Homenageado

Além da vida profissional exitosa, Gerd Edgar Baumer, participou da fundação do primeiro Lion’s Cub, na década de 1960, construindo a primeira creche da cidade, a Constância Piazera; e esteve entre os fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul.

Nas décadas de 1970 e 1980, participou da fundação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Lar das Flores, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e da Ferj, que é atual Católica de Santa Catarina.

Também teve participação no âmbito da saúde, sendo idealizador de forma particular da oncologia do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, e estendendo contribuições a hospitais de Joinville e Timbó.

Reconhecido como um entusiasta da música e das artes, participando ativamente das atividades da Scar, além da doação de instrumentos musicais e outras contribuições, Baumer também colaborou para instalação dos painéis fotovoltaicos, que hoje geram 75% da energia consumida pelo prédio do Centro Cultural.

Em 2021, recebeu o título de Associado Benemérito da SCAR, concedido a pessoas de singular importância para a instituição pelas relevantes contribuições na área artística, histórica, financeira ou como uma forte presença motivacional.

Gerd Baumer merece ser homenageado não apenas pela doação de recursos financeiros, mas também pelo seu conhecimento, paixão e envolvimento com as causas sociais. Que essa homenagem  inspire outras pessoas a participarem desse grande projeto que é a construção de um mundo melhor para todos.